Mussolo era dos principais cabos de guerra do MPLA e o tonta era o Comandante do Elena
10 Outubro 2017
      
Generais Fernando Torres Vaz da Conceição"Mussolo" e Tonta Afonso Castro"Tonta" duas grandes figuras da batalha de kifangondo.

Mussolo era dos principais cabos de guerra do MPLA e o tonta era o Comandante do Elena,exército da FNLA.
Num dia como hoje em 1975 e a escassos 30 dias da proclamação da independência testemunhei ou vi pela primeira vez um tropa cubano.

Os três Cubanos negros que vi tinham tudo de Angolanos menos o perfume semelhante que usavam e o cheiro há charutos.

Os Cubilas estavam no interior da casa do Alentejo hoje casa 70,ali na rua João de Almeida,hoje da liberdade.
Quando o Falecido Ndunduma e mais dois assassinos que andam aí,planificavam pregar uma emboscada ao irreverente,combativo e destemido William Tonet e cruzo com os companheiros de Fidel de Castro,sou alertado pelo William para ficar calado e fingir que não vi nada.

Havia uma escaramuça em São Pedro da Barra e o Estrela e o Bandeira do povo,dois exímios bazukeiros das Fapla,dispararam um projétil que pelo estrondo e chama,fez desmaiar o Kota Azevedo Neto,meu Parente de luxo,tio do Sebasrtão Almeida Sejo, da Evelisse Kaynde Almeida,pai do Emanuel Azevedo,e Katiana Azevedo.

Quando fui chamar o falecido Alípio Azevedo,e o Manino( Aguenta Luta),hoje General de três estrelas,já o Manucho,o falecido Comandante GUILHERME Tonet(Ngalula)e o General Paulo Lara tinham recuperado o Azevedo Neto do susto.

Quem chegou também tarde e enfurecido foi o destemido,temível é respeitado Chico Lemba,pai do Dionildo Domingos,irmão do falecido AIadino e do Zé fininho da Dikanza.





Por : Mariano Almeida


Angola-Connection.net