" Marta Santos " As suas obras e o meu elogio - ( I )
1 Abril 2018
      
" MARTA SANTOS " AS SUAS OBRAS E O MEU ELOGIO - ( I )

INTRODUÇÃO

Nada melhor do que se não mesmo iniciando a introdução deste texto , do meu jeito tradicional para não perder a originalidade que sempre me caracterizou ao tratar tudo pelo seu verdadeiro e real nome , com todos os ingredientes para descontrair um pouco os meus leitores.

Falar de Marta Santos sem reportar ainda as suas obras literárias de grande importância do ponto de vista moral e educacional para crianças e não só , não é o mesmo para mim , como se tivesse que falar da Bibiana maluca , velha Kassaça ou da Joana maluca por exemplo , apesar de terem sido três mulheres que também me marcaram pela positiva naquele tempo ( anos 67/69 ) pela forma como elas selecionavam restos de jornais e se esforçavam juntando letra por letra na tentativa de perceberem o que estava escrito.

MARTA SANTOS JÁ É UMA MULHER DE OUTROS TEMPOS E DE UM OUTRO CALIBRE !

Mas antes de me alongar importa aqui dizer , que orgulho-me em ter tido o privilegio de conhecer pessoalmente esta grande escritora angolana vocacionada especialmente para obras infantis carregadas de muita ficção baseada numa realidade vista com os seus olhos ( mágicos ) e especiais de uma mulher que ao escrever deixa sempre a sensação de quem antes de meter tudo no papel fala primeiro com os seus sentimentos.

SE AS OBRAS DELA ME KUIAM PORQUE NÃO ELOGIA-LA ?

Li as obras ( O LUAR DO SABER / NATAL NA SANZALA ) e quase cai de cú pasmado pela forma como a Marta faz as suas narrativas e o tanto conteúdo de importância moral que se descobre nelas não apenas quando se lê , mas especialmente quando se estuda aquilo que ela escreve.

A Marta está entre as poucas mulheres com quem um dia vivenciei em momentos de transcendente importância da história da minha vida em companhia de suas manas (os ) e esposo que me surpreendeu pela positiva .

Pois nunca tinha imaginado que aquela mulher tão calada e com umas calmas raras tivesse tanta sabedoria embarrada em sua cabeça.

Espero que este meu elogio vindo do coração funcione em ti saudosa ( Marta ) dos bons ambientes na Guerra Junqueira em companhia de tua família e outros , como uma espécie de acelerador poderoso para te estimular á continuar ...

Bem haja minha mana e haja saúde ...

Continuarei

Fórum Livre Opinião & Justiça

Fernando Vumby


Angola-Connection.net