Qual é a diferença entre BAKONGO e CONGOLÊS? Nem todo BAKONGO é LANGA ou ZAIRENSE
14 Maio 2018
      
Qual é a diferença entre BAKONGO e CONGOLÊS? Nem todo BAKONGO é LANGA ou ZAIRENSE.

Por Domingos Proletário

1- ORIGEM DO NOME BAKONGO

Termo bakongo começou a ser usado no início do século XX. O singular de Bakongo é Nkongo ou Mukongo. Esta convenção é baseada nas línguas bantu, a que pertence a língua kongo. O prefixo ” Mu -” e ” Ba -” refere-se a ” pessoas “, singular e plural, respectivamente.

2- PRONÚNCIA DA PALAVRA BAKONGO É : [ˈbɐ̃ ˈkõɡu].

3- QUAL A DIFERENÇA ENTRE BAKONGO E CONGOLÊS?

A diferença é muito restrita. Bakongo é um etnônimo enquanto Congolês é um gentílico. Por exemplo, o meu gentílico é angolano porque o meu país é Angola e o meu etnônimo é Nkongo, Mukongo , Bacongo porque a minha etnia é Kongo. Podemos ser de países ou províncias diferentes, mas há possibilidade de sermos da mesma etnia.

QUAL É A DIFERENÇA ENTRE GENTÍLICO E ETNÔNIMO?

“O gentílico é um adjectivo que designa o país, a região, o estado, a província, o condado, o município, a cidade, a povoação ou afins, em que alguém nasceu, habita ou de onde procede. Quanto ao etnônimo designa tribo, etnia, raça ou nação a que pertence o indivíduo. ”

CONGOLÊS, CONGOLESES, CONGUÊS ou CONGOLENSE referem-se a indivíduos nacionais da República do Congo e nacionais da República Democrática do Congo.

EXISTE UMA DIFERENÇA ENTRE BAKONGO E BACONGOS.

As duas expressões estão correctas. Mas há uma diferença.

A palavra Bacongo/s grafada com a letra “C” é uma adaptação Portuguesa. Na língua Portuguesa, bacongo é todo indivíduo que nasceu ou pertence ao território que fazia parte ao antigo reino do Kongo. Em Português, o plural de bacongo é Bacongos. Pode se dizer: Eles são bacongos. Eu sou Bacongo. Quanto à palavra Bakongo (com K) é a original está em kikongo, encontra-se no plural, o seu singular é Mukongo, e não bakongos. Aqui está a diferença.

Artigo completo na seguinte ligação:

http://wizi-kongo.com/aprender-kikongo/qual-e-a-diferenca-entre-bakongo-e-congoles-nem-todo-bakongo-e-langa-ou-zairense/


Angola-Connection.net