Joseph Kabila volta a esquivar-se do assunto eleições
2 Agosto 2018
      
Joseph Kabila volta a esquivar-se do assunto eleições
Redação

Publicados há 3 horas


O Presidente da República Democrática do Congo (RDC), Joseph Kabila, disse nesta quinta-feira, em Luanda, que as relações de cooperação e de vizinhança com Angola são excelentes e que podem ser aprofundadas.

Joseph Kabila falava à imprensa no final de um encontro com o homólogo angolano, João Lourenço.

O Estadista congolês-democrata não fez qualquer alusão a preparação das eleições no seu país, apesar de João Lourenço, que o antecedeu, ter se congratulado com os passos para a realização do pleito no país vizinho do norte, previstas Dezembro,

Agradecido pelo convite para estar em Angola, sublinhou que tenciona ampliar as relações de cooperação, nos domínios como os do comércio e das infra-estruturas.

Pediu que se aproveitem as potencialidades das infra-estruturas dos Caminhos de Ferro de Benguela (CFB), e do Porto do Lobito.

Sublinhou que as questões abordadas poderão ajudar a consolidar cada vez mais as relações de cooperação, e sobretudo, as ligadas a segurança na fronteira comum, a bem das populações.

Defendeu também a criação de factores chaves para alavancar as relações comuns.

O encontro entre os dois estadistas acontece numa altura em que se mantém a pressão internacional sobre Joseph Kabila, que já cumpriu dois mandatos como Presidente da RD Congo, o máximo permitido pela Constituição do país.

O Chefe de Estado angolano é igualmente o presidente em exercício do órgão de Cooperação Política, Defesa e Segurança da Comunidade para o Desenvolvimento da África Austral (SADC), organização sub-regional da qual os dois países são membros.

Angola partilha com a RDCongo uma fronteira terrestre de mais de mil quilómetros e tem trabalhado no campo diplomático para a obtenção de um desfecho pacífico para a instabilidade no país vizinho.


Angola-Connection.net