Hoje é o Dia Mundial da Música
1 Outubro 2018
      
Comemora-se hoje, 1 de Outubro, o Dia Mundial da Música, data instituída em 1975 pelo International Music Council, fundado em 1949 pela UNESCO, que agrega vários organismos e individualidades.

Cantor Elias dya Kimuezo, o rei da música angolana

Fotografia: Domingos Cadência|Edições Novembro

Os objectivos da celebração é a promoção da arte musical, divulgação da diversidade e aplicação dos ideais da UNESCO, como a paz e amizade entre as pessoas, a evolução das culturas e a troca de experiências.
Neste dia, realizam-se vários concertos em todo o Mundo, de forma a celebrar a efeméride. Muitos destes concertos são de entrada livre. Este é também o dia ideal para comprar discos e instrumentos musicais, uma vez que várias lojas apresentam descontos.

A música é uma forma de arte adorada por milhões de pessoas, fazendo parte do quotidiano. A música é até uma forma de unir as pessoas e é considerada como um alimento para a alma.

Nesta data também se celebra o Dia do Leitor de CD. Outras datas comemorativas relacionadas com o tema são: 21 de Junho (Dia Europeu da Música); 13 de Julho (Dia Mundial do Rock); 24 de Agosto (Dia Internacional da Música Estranha); 17 de Setembro (Dia Internacional da Música Country); 15 de Setembro (Dia Mundial do Compositor); e 6 de Novembro (Dia do Saxofonista).

A música é considerada uma arte e uma questão cultural e humana, pois envolve a combinação de diversos sons e ritmos, associados também com melodias e harmonias.

A música promove a criação de um som coerente e lógico, pelo qual se busca um significado através do contexto sonoro, podendo ter transmissão através da voz ou de instrumentos.

No sentido cultural, a música representa a manifestação artística de um certo grupo social ou povo, em qualquer época ou região. Nesse caso, ela transforma-se numa forma de expressar os sentimentos.

Ao longo dos séculos, foram criados géneros musicais, onde cabem subgéneros e outros estilos.
A música clássica, também chamada erudita, existe desde, aproximadamente, o século IX. O termo erudito provém da palavra em Latim eruditus, que tem como significado “educado” ou “instruído”.

A expressão “música clássica” começou a ser utilizada apenas a partir do século XIX, sendo aplicada tanto para uma produção de alto nível como para o som erudito como um todo.

Famosos músicos eruditos são, por exemplo: Wolfgang Amadeus Mozart, Ludwig van Beethoven, Johann Sebastian Bach, Antonio Vivaldi, Giuseppe Verdi e Frédéric Chopin.

A palavra ópera vem do Italiano, significando “trabalho”, e em Latim é o plural de opus (obra). Essa categoria faz parte da tradição da música clássica europeia e ocidental, expandida no começo do século XVII, na Itália. A sua origem remonta às tragédias gregas e aos cantos carnavalescos da Itália do século XIV.


A música popular, também conhecida como apenas pop, é um dos géneros mais apreciados na era contemporânea. O tipo mais predominante e sucedido é o rock. Outros tipos mais conhecidos são o country, rap, blues e jazz, originários dos Estados Unidos da América, reggae, nascido na Jamaica, e a salsa, muito popular na América Latina.




lusa


Actualmente, a música popular é vista como um poço de fins lucrativos, ou seja, muitas empresas procuram novos talentos para maximizar o investimento em carreiras profissionais.


Angola-Connection.net